Na Saúde Mental são utilizados diversos termos técnicos e abordagens que, geralmente, deixam o paciente confuso e com dificuldade em distinguir qual será o melhor profissional para ajudá-lo. Por isso, elaborei um breve guia com as principais diferenças entre estes profissionais:
- PSICÓLOGO: O psicólogo clínico faz uma faculdade de Psicologia com duração média de 5 anos e, geralmente, utiliza a técnica da Psicoterapia em suas sessões. Para compreender a realidade psíquica do sujeito, a Psicoterapia trabalha com conteúdos conscientes, através da fala e observação. O acompanhamento pode durar meses ou anos, pois dependerá das condições e evolução do paciente. O principal objetivo é proporcionar ao sujeito uma possibilidade de cura e bem-estar. Cabe ressaltar que há diversas abordagens teóricas na Psicologia para atuação do psicólogo, as principais são: Psicanálise, Existencial-Humanista, TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), Sistêmica e Gestalt.
- PSICANALISTA: O psicanalista é o profissional que utiliza um método de tratamento baseado na Teoria Psicanalítica desenvolvida por Sigmund Freud. Ao contrário da psicoterapia, a psicanálise busca compreender a realidade psíquica do sujeito a partir do inconsciente. O processo baseia-se na técnica de Associação Livre, onde o psicanalista estimula o paciente a dizer tudo que passa em sua mente: sonhos, experiências e desejos. O objetivo não é a cura, mas sim encontrar o equilíbrio do paciente com o seu eu-interior, a fim de suportar a falta e saber lidar com seus sintomas.
- PSIQUIATRA: O psiquiatra é um profissional com formação em Medicina e especialização em Psiquiatria, que envolve, aproximadamente, 10 anos de estudo acadêmico e prático. A psiquiatria trabalha na identificação, diagnóstico e tratamento de transtornos mentais a partir de um enfoque orgânico, ou seja, por meio de medicamentos. Vale reforçar que o tratamento psiquiátrico pode ser feito em conjunto com o acompanhamento psicológico.
Mas, como saber se eu preciso da ajuda de um psiquiatra, psicanalista ou psicólogo?
Quando sentimos uma dor física, facilmente conseguimos identificar qual especialidade médica devemos procurar ajuda. E quando é uma dor emocional, como identificar quando preciso de ajuda?
Não há uma regra única que funcione para todos, pois cada sujeito possui sua subjetividade. Mas, separei aqui alguns sinais de alerta que poderão ajudá-los a identificar quando buscar uma ajuda psicológica. São eles:
- Tristeza excessiva;
- Medos, fobias e pânicos;
- Variações constantes de humor;
- Agitação e dificuldade de concentração;
- Insônia;
- Baixa autoestima;
- Transtornos alimentares;
- Pensamentos negativos recorrentes ou suicidas;
- Redução da libido – desejo sexual;
- Manias compulsivas;
- Ouvir vozes;
- Ter a sensação de estar sempre sendo seguido;
- Irritabilidade;
- Descontrole emocional;
- Uso indevido de álcool e drogas, entre outros.
Importante lembrar que mesmo existindo situações que nos faça recorrer, imediatamente, a um psiquiatra ou psicólogo, como uma tristeza profunda ou uma crise de ansiedade, você também pode procurar ajuda para si conhecer e, assim, saber lidar melhor com suas questões emocionais.
Fazer terapia mudou minha vida. Estou muito grato por ter encontrado uma psicóloga tão competente.
Oi Paulo!
Fico muito feliz por saber que estou te ajudando e espero continuar a te ajudar! Conte comigo!