Com os desafios da pandemia de covid-19 foi necessário nos adaptarmos a uma vida mais tecnológica. Da mesma forma, precisamos também adaptar a prática clínica de nós, psicólogos. Embora, a prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias da informação e da comunicação seja regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2018, com a pandemia isso se intensificou. Mas o que levou ao aumento de demanda por terapia online?
Com a pandemia, tivemos o isolamento social, no qual foi necessário aprendermos a conviver melhor com nossa própria companhia e com nossos familiares. Como resultado, houve um aumento no número de pessoas diagnosticadas com ansiedade ou depressão. Além disso, também houve aumento no número de violência doméstica e sexual. E, diante disso, surgiu o desafio para nós, psicólogos, de oferecermos recursos para mantermos o cuidado com a saúde mental. Assim, iniciamos a jornada da terapia online de forma mais intensa.
Mas a terapia online funciona?
A terapia online não é diferente da terapia presencial, pois o mais importante em uma terapia é a ESCUTA e a FALA. O que mudará será apenas o formato, ou seja, apenas o meio pelo qual acontece a terapia. Na terapia ou análise online, as sessões são realizadas através de ferramentas de chamada de vídeo. Veja seus principais benefícios:
- Você poderá realizar as sessões no conforto de sua casa e, assim, evitará estresse com o deslocamento;
- Você terá opções de horários para agendamento mais flexíveis;
- Não haverá a necessidade de você buscar um psicólogo na mesma cidade, ampliando as possibilidades de encontrar um profissional com o qual se identifique. Além disso, mesmo que você viaje ou mude de cidade, poderá continuar com o mesmo psicólogo;
- Você contará com um ambiente seguro para compartilhar suas questões;
- Você irá se escutar e, a parte disso, se conhecer melhor;
- O psicólogo irá auxiliá-lo neste processo de autoconhecimento.
Confira algumas dicas para realizar as sessões online:
- Escolha um ambiente adequado para realizar as sessões, ou seja, um local que seja mais tranquilo, no qual você tenha privacidade e se sinta confortável para falar sobre suas questões;
- Utilize fones de ouvido para manter a privacidade durante as sessões;
- Verifique se o equipamento que irá utilizar antes da sessão (celular ou computador) está funcionando corretamente e com a bateria carregada;
- Confira sua internet, veja se está funcionando e se há velocidade suficiente para a chamada de vídeo;
- Faça da terapia uma prioridade: reserve alguns minutos antes se preparar para a terapia.
Lembrem-se de que vocês são os protagonistas de suas histórias. Portanto, o psicólogo atuará como um facilitador neste processo de autoconhecimento e ressignificações de sentimentos!
E aí, gostaram dos benefícios? Querem conhecer melhor a terapia online? Agende aqui sua entrevista preliminar comigo e entenda melhor sobre como funciona para iniciar seu processo de autoconhecimento.